Objeto
O centro Cultural Regional de tem por objeto a promoção, o apoio e a dinamização da ação cultural do distrito de Vila Real, através da mais ampla participação dos seus cooperadores, na perspetiva da plena fruição cultural das populações, de forma a contribuir para a sua progressiva emancipação em moldes de inteira liberdade de criação.
São objetivos do Centro Cultural Regional de Vila Real a cooperação e a entreajuda dos seus membros e a participação no desenvolvimento do sector cooperativo, fomentando a educação cooperativa, a difusão dos princípios e dos métodos de cooperação, prosseguindo a sua ação designadamente através dos seguintes objetivos:
História
No dia 19 de Junho de 1979 realizou-se no edifício da Câmara Municipal de Vila Real (Biblioteca da Gulbenkian) uma reunião, na presença de representantes da SEC (Gabinete de Animação Cultural) em que estiveram algumas individualidades vilarealenses ligadas à acção cultural. Entendeu-se que uma associação das colectividades culturais do concelho de Vila Real daria bons resultados, por se congregarem esforços e experiências. Foi então eleita uma Comissão Promotora do que ainda se designava como Conselho Cultural. Essa comissão convidou todas as associações culturais do concelho de Vila Real para uma reunião de onde sairia a Comissão Instaladora.
Essa reunião efectuou-se no dia 14 de Julho, no mesmo local, com a presença de representantes de 14 associações. Concluiu-se da necessidade de criar um organismo coordenador dos grupos e foi eleita a Comissão Instaladora constituída por José Manuel da Costa Pereira, Carlos Augusto Coelho Pires, António Cabral, Rodrigo Botelho e Francisco Albuquerque, este técnico da SEC, em serviço em Vila Real.
António Cabral, in Notícias de Vila Real de 2004-11-10
O Centro Cultural Regional de Vila Real começou como sendo uma cooperativa de 205 sócios colectivos (associações culturais) e de 23 individuais. Este dado é de Setembro de 1988. Em 1980, o C.C.R.V.R. tinha 56 sócios colectivos e 22 individuais. Tomou forma legal em 5.11.1979, tendo havido para a sua constituição três reuniões preparatórias (após encontros de animadores culturais, que vinham já de Dezembro de 1978): uma, em 19.06.1979, na Biblioteca daFundação Calouste Gulbenkian, de que resultou uma comissão promotora, na presença de dois enviados da Secretaria de Estado da Cultura; outra, em 14.7.1979, no mesmo local, estando presentes 14 associações do concelho de Vila Real e sendo eleita a comissão Instaladora; e ainda outra, em 14.10.1979, no salão dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública e Cruz Branca, em que participaram 14 associações, dentre as convidadas por todo o distrito de Vila Real, das quais 9 votaram favoravelmente a aprovação dos estatutos e do regulamento interno, fazendo ainda a eleição provisória dos corpos sociais, rectificada no dia 5 do mês seguinte. Naquela reunião a Comissão Organizadora dos I Jogos Populares Transmontanos dissolveu-se na estrutura do C.C.R.V.R. por unanimidade de votos.
A cooperativa já teve sede na Rua 31 de Janeiro, 41 - 1º (anterior morada de António Cabral); na Avenida de D. Dinis, Bloco A, 3º D; no Largo dos Freitas e está agora sediada em edifício próprio, num belo solar do século XIX, no Largo de S. Pedro, em Vila Real, adquirido em 1980 com verbas da S.E.C. e Fundação Gulbenkian.
in Os Jogos Populares, de António Cabral